O Laudo das instalações elétricas é um relatório elaborado após inspeção realizada nas instalações da empresa, que tem como principal objetivo garantir a segurança dos usuários da edificação que de modo direto ou indiretamente tenha contato com as instalações ou serviços de energia. Os tipos de laudos elétricos são:
SPDA – é o laudo que avalia o Sistema de Proteção contra Descargas Elétricas.
LIE – é o Laudo de Instalações Elétricas propriamente dito, que atesta se estão sendo cumpridos os requisitos de variadas NBRs, NRs e portarias. Entre elas a NBR 5410, para consumidores de baixa tensão.
LA – é o Laudo de Aterramento, que leva em conta especialmente a NBR 5419, de proteção contra descargas atmosféricas, e a NBR 5410, para instalações de baixa tensão. Ou outra norma que se aplique, por exemplo, a indústrias que trabalhem em regime de média ou alta tensão. O laudo verifica a existência de dispositivos essenciais à proteção contra choques elétricos e incêndios.
Prontuário NR10 – a própria empresa de engenharia elétrica que presta o serviço de certificação e emissão de laudos precisa seguir normas como a NR-10, voltada à proteção dos técnicos que realizam manutenções, vistorias, reparos e instalações elétricas.
Inspeção Termográfica – também chamada de inspeção infravermelha, baseia-se na percepção do calor emitido na superfície dos componentes das instalações elétricas, permitindo identificar terminais mal conectados e componentes avariados. É uma das principais técnicas e formas de analisar o funcionamento de uma instalação elétrica sem a necessidade de maiores mobilizações, tornando-se assim uma ferramenta acessível, com produtividade alta e maior economia quando se diz respeito a manutenção de sistemas elétricos.